Skip to content Skip to footer
Sobre a WhoIs Produções

CANTORES,
COMPOSITORES,
POETAS,
ATORES,
PESQUISADORES
E AUTORES.

As composições de Estrela (Ruiz) Leminski e Téo Ruiz não seguem um padrão de gênero ou rótulos. Lembram os “novos paulistas” quando fazem canção cantaroláveis, mas também estão inseridos em um contexto de compositores curitibanos que transitam entre a letra de música e a poesia. Na sonoridade também nos remetem a algumas experimentações musicais da Vanguarda Paulista, que se destacou nos anos 80 e representa também o início de uma geração de cantautores independentes. A dupla desenvolve o projeto Música de Ruiz, que já gravou 3 discos de suas composições e também participaram de diversos projetos importantes a nível nacional, como a Feira Internacional de Música de Fortaleza, Empório da Música de Goiânia e Itaú Cultural. Mais recentemente, foram convidados para participar do Festival Internacional de las Artes de Castilla y León na cidade histórica de Salamanca, Espanha, onde apresentaram seu mais novo trabalho, o disco São Sons.
Leminski e Ruiz

DIVERSOS FORMATOS PARA DIFERENTES INTERAÇÕES

Pocket Show

Em um clima agradável no qual eles se utilizam de uma formação simples sem perder a sonoridade poética. No repertório, apresentam uma seleção das canções que compõe os seus discos e parcerias no intuito de ter um contato mais próximo e direto com o público. O ambiente descontraído permite que o público conheça mais de perto o trabalho dos artistas e possa apreciar a sua música-poesia em uma forma mais pura.
BeforeBeforeAfter

Coordena a Comunicação da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS) desde 2018

Estrela-2
SOBRE

ESTRELA LEMINSKI

Estrela Ruiz Leminski nasceu em 1981 em Curitiba, e escreve desde os 6 anos de idade. Publicou poemas no “Jornal Blocos”, “Revista de Autofagia”, Revista ET CETERA, Poesia Sempre, contos no “Jornal Nicolau”, revista Sítios da cidade de Torres Vedras, Portugal e assinou uma coluna semanal de crônicas no encarte cultural “Viva Curitiba” do jornal “Folha de Londrina”. Trabalhou na Rádio Educativa do Paraná em pesquisa, pauta e produção. Estudou Música na Faculdade de Artes do Paraná (graduação em licenciatura) e fez pós-graduação em Música Popular Brasileira, pela mesma instituição. É mestre em  composição pela Universidade Federal do Paraná e em música hispana pela Universidad de Valladolid, Espanha. Além de poeta, é compositora, produtora e toca bateria e percussão. Em 2006 lançou o CD Música de Ruiz (primeiro trabalho solo com Téo Ruiz). O disco seguinte, São Sons, lançado em 2011, traz diversas parcerias e participações especiais de André Abujamra, Ná Ozzetti, Ceumar, entre outros, figurando em listas como um dos melhores discos do ano. Em 2013 este trabalho foi registrado em DVD. Em 2017, “Tudo que não quero falar sobre amor”, foi premiado e figurou nos virais do Spotify. Possui parcerias com vários artistas como Ceumar, Makely Ka, Iara Rennó, Anelis Assumpção, Renato Villaça, Rogéria Holtz, Alice Ruiz e Alzira Espíndola. Em 2014 lançou o álbum duplo “Leminskanções”, com canções de seu pai, Paulo Leminski. Também desenvolve oficinas e workshops sobre a música brasileira e poesia. Publicou os livro de poesia “Cupido: cuspido, escarrado” (2004) e “PoesiaÉnão” (2011), pela editora Iluminuras, que circulou todas as escolas do país através do programa PNBE. Em 2024 lançou também pela Iluminuras seu romance “Quando a Inocência Morreu”, e também organizou um festival na Pedreira Paulo Leminski em homenagem aos 80 anos de seu pai. Coordena a Comunicação da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS) desde 2018.
SOBRE

TÉO RUIZ

Téo Ruiz é músico, compositor e autoprodutor. É pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná. Em 2010 concluiu seu mestrado em etnomusicologia na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria da música no Brasil e a reconfiguração do setor o tema de sua dissertação.

Na sua formação musical, estudou canto durante 8 anos no Coral da UFPR chegando a ser solista, além de percussão e violão, tanto clássico quanto popular, que estuda desde a adolescência.

Em 2006 lançou o livro “Contra-Indústria” em co-autoria com Estrela Leminski. No mesmo ano também lançaram seu projeto musical, com o primeiro disco “Música de Ruiz”. Em 2011, lançaram o disco “São Sons”, considerado um dos melhores do ano pela Revista Embrulhador. Com uma proposta multimídia, o show deste trabalho deu origem ao DVD de mesmo nome, em 2013, e circulou as 5 regiões do país. Após turnês na Europa e nos Estados Unidos, lançaram em 2017 o álbum “Tudo que não quero falar sobre amor”, um projeto que envolve clipes e canções que teve várias turnês pelo Brasil e exterior. Tem parcerias com artistas como Kléber Albuquerque, Alice Ruiz, Makely Ka, Felipe Radicetti, entre outros. Lançou 2 singles solos: “Só mais sim” (2019) e “Deixa eu te falar” (2021)

Como pesquisador, publicou diversos artigos sobre a indústria da música em revistas e eventos acadêmicos, além de ser convidado por universidades para palestras e ministrar cursos em eventos como o Festival de Inverno de Garanhuns, Festival de Inverno de Antonina e Festival das Artes de Goiás, além de Sescs em diversos estados brasileiros. Entre 2010 e 2012 foi o Interlocutor Geral do Fórum Nacional da Música, participando de eventos pelo país discutindo políticas públicas para o setor e representando esses músicos em reuniões importantes com associações e poder público.

Como empreendedor e produtor cultural, está a frente de projetos coletivos de música como “Música na Cidade” e “Vozes da Cidade”, além de fazer a coordenação de produção das exposições “Múltiplo Leminski” e “Poeta Alice”. Faz a produção executiva de diversos projetos de lei de incentivo à cultura desde 2005, tanto na esfera municipal quanto federal, além de editais nacionais como Petrobras Cultural e Caixa Cultural.

Em 2016 lançou o livro “A Autoprodução Musical” pela editora Iluminuras, fruto de suas pesquisas sobre a indústria da música e o papel do compositor.

É também o diretor geral da Feira Internacional de Música do Sul (FIMS), um evento que se propõe a abrir espaços para a geração de negócios musicais com foco na região sul que tem edições ininterruptas desde 2016.

Diretor geral da Feira Internacional de Música do Sul (FIMS)

Nossos parceiros