CANTORES,
COMPOSITORES,
POETAS,
ATORES,
PESQUISADORES
E AUTORES.

DIVERSOS FORMATOS PARA DIFERENTES INTERAÇÕES
Pocket Show



Coordena a Comunicação da Feira Internacional da Música do Sul (FIMS) desde 2018

ESTRELA LEMINSKI
TÉO RUIZ
Téo Ruiz é músico, compositor e autoprodutor. É pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná. Em 2010 concluiu seu mestrado em etnomusicologia na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria da música no Brasil e a reconfiguração do setor o tema de sua dissertação.
Na sua formação musical, estudou canto durante 8 anos no Coral da UFPR chegando a ser solista, além de percussão e violão, tanto clássico quanto popular, que estuda desde a adolescência.
Em 2006 lançou o livro “Contra-Indústria” em co-autoria com Estrela Leminski. No mesmo ano também lançaram seu projeto musical, com o primeiro disco “Música de Ruiz”. Em 2011, lançaram o disco “São Sons”, considerado um dos melhores do ano pela Revista Embrulhador. Com uma proposta multimídia, o show deste trabalho deu origem ao DVD de mesmo nome, em 2013, e circulou as 5 regiões do país. Após turnês na Europa e nos Estados Unidos, lançaram em 2017 o álbum “Tudo que não quero falar sobre amor”, um projeto que envolve clipes e canções que teve várias turnês pelo Brasil e exterior. Tem parcerias com artistas como Kléber Albuquerque, Alice Ruiz, Makely Ka, Felipe Radicetti, entre outros. Lançou 2 singles solos: “Só mais sim” (2019) e “Deixa eu te falar” (2021)
Como pesquisador, publicou diversos artigos sobre a indústria da música em revistas e eventos acadêmicos, além de ser convidado por universidades para palestras e ministrar cursos em eventos como o Festival de Inverno de Garanhuns, Festival de Inverno de Antonina e Festival das Artes de Goiás, além de Sescs em diversos estados brasileiros. Entre 2010 e 2012 foi o Interlocutor Geral do Fórum Nacional da Música, participando de eventos pelo país discutindo políticas públicas para o setor e representando esses músicos em reuniões importantes com associações e poder público.
Como empreendedor e produtor cultural, está a frente de projetos coletivos de música como “Música na Cidade” e “Vozes da Cidade”, além de fazer a coordenação de produção das exposições “Múltiplo Leminski” e “Poeta Alice”. Faz a produção executiva de diversos projetos de lei de incentivo à cultura desde 2005, tanto na esfera municipal quanto federal, além de editais nacionais como Petrobras Cultural e Caixa Cultural.
Em 2016 lançou o livro “A Autoprodução Musical” pela editora Iluminuras, fruto de suas pesquisas sobre a indústria da música e o papel do compositor.
É também o diretor geral da Feira Internacional de Música do Sul (FIMS), um evento que se propõe a abrir espaços para a geração de negócios musicais com foco na região sul que tem edições ininterruptas desde 2016.
Diretor geral da Feira Internacional de Música do Sul (FIMS)
